quarta-feira, 11 de maio de 2016

Momento do Intraempreendedorismo - Você está decidido a vencer em sua carreira profissional ???

Momento do Intraempreendedorismo - Você está decidido a vencer em sua carreira profissional ???



Embora seja óbvio, se você está decidido em vencer em sua carreira, significa que em algum momento da sua vida, você tomou a decisão de agir para concretizar seus objetivos, não é mesmo?

Acontece que nem todos que tomam essa decisão, conseguem êxito, em suas jornadas, pois o segredo para o sucesso, está em saber plantar as suas sementes na vida das outras pessoas com as quais interagem.

Plantar sementes na vida das outras pessoas, significa entender que na vida, você irá interagir com pessoas que talvez estejam num nível evolutivo de suas vidas profissionais, inferiores ao seu, e você deve fazer sua plantação na vida delas para ajudá-las a crescer profissionalmente, o que indiretamente também contribuirá para o seu próprio crescimento profissional.

Perceba que você também deve plantar suas sementes em pessoas que estejam em um nível profissional maior do que o seu, pois muitas vezes você pode achar que essas pessoas não precisam da sua ajuda e esta tendência pode ser indício de um preconceito associado a um sentimento mesmo que inconsciente de inveja.

Muitas vezes, percebemos no dia a dia que algumas pessoas estão ajudando outras, as quais estão em níveis inferiores na escala hierárquica em relação ao delas, e param de ajudá-las quando estas chegam a se nivelar ou ultrapassar  os seus níveis, alegando por exemplo que a missão delas já foi cumprida.

O que estou tentando mostrar a você com essa metáfora de plantar sementes, está diretamente relacionado ao processo de mentoria, ou seja de ser um mentor, pois muitas vezes as pessoas imaginam que pessoas em níveis hierárquicos superiores ao delas, não precisam de ajuda, o que na verdade pode ser um grande engano, basta observar por exemplo empresas onde várias gerações trabalham juntas num mesmo ambiente de trabalho, onde alguns jovens assumem posições de mentores  de gerações mais antigas, ensinado por exemplo como interagir com a tecnologia da informação.

Um mentor devidamente habilitado, não tem inveja das pessoas do grupo, independentemente da posição hierárquica, ele ajuda todos genuinamente, sem o menor interesse ou sentimentos de inferioridade e inveja, pois deve possuir a humildade para se colocar em 2° lugar e priorizar a ajuda ao outro.

Se você possui um sentimento negativo, ou um preconceito em tentar ajudar a quem está em níveis que você julga superiores ao seu, experimente se obrigar a desenvolver o hábito de ajudá-los e com o tempo você provavelmente se sentirá aliviado desse sentimento negativo, e estará livre para realizar todo o potencial que você tem, para vencer na sua carreira, mesmo exercendo outras funções além de mentor.

No dia a dia, é comum encontrar pessoas que não demonstram problemas em plantar sementes, (ajudar outras pessoas), que estão em níveis hierárquicos inferiores aos delas, mas quando estas estão em níveis mais elevados que os delas, pensam; "Para essas pessoas eu não vou plantar sementes na vidas delas não, se quiserem elas que venham plantar me minha vida e me ajudar", e esta pode ser uma das barreiras para o adequado desenvolvimento profissional.

Mas enfim, você está pronto para plantar na vida das pessoas independentemente do nível hierárquico em que elas se encontrem? Assim que você estiver apto para responder afirmativamente esta pergunta, esteja certo, você vai vencer!

Se você conhece alguém que está precisando deste "Insight", tome a iniciativa de plantar na vida dessa pessoa, comece por exemplo compartilhando este momento do Intraempreendedorismo.


Abraços
Herbert E. A. Silva


Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br..

Nenhum comentário:

Postar um comentário