terça-feira, 10 de maio de 2016

Momento do Intraempreendedorismo - O que fazer quando o seus subordinados não fazem o que deve ser feito !!!

Momento do Intraempreendedorismo - O qua fazer quando os seus subordinados não o que deve ser feito !!!


Talvez você já tenha vivido alguma situação onde alguns subordinados, não fazem o que deve ser feito; quando deixam você na mão.


Eu quero neste momento do intraempreendedorismo, compartilhar com você uma das possibilidades para explicar o porque isso acontece, e como você pode superar isso.

De uma maneira geral, as pessoas se comportam da forma como elas se sentem confortáveis no ambiente em que se encontram, como por exemplo, quando essas pessoas vão à uma igreja, se comportam de uma determinada forma, já quando vão à um jogo de futebol, se comportam de forma totalmente diferente, permitindo-se por exemplo a xingar deliberadamente, ou ainda comportam-se de forma diferente quando vão à restaurantes sofisticados, ou seja comportam-se de formas diferentes em ambientes formais e informais.

Então, esses comportamentos diferentes, que essas mesmas pessoas exibem em ambientes diferentes, se dão pela percepção que cada uma tem, do que pode ou não fazer, naquele ambiente.

Quando você traz essa realidade para dentro do ambiente organizacional, quando imagina seus subordinados, ou terceiros que prestam serviços para você, é necessário que você pense em, qual é a educação, qual é o treinamento, o que você está ensinando para aquelas pessoas, referente ao que pode ou não ser feito , ou seja, quais são as regras do local de trabalho.

De forma geral, você como líder em algum momento, conversa com seus subordinados, por exemplo para falar sobre a importância de cumprir prazos, sobre a importância de atender bem tanto os clientes internos como os externos, e isto é uma ideia do que você faz durante um treinamento formal, onde diz exatamente o que deve ser feito.

Entretanto, a resposta de cada subordinado vai estar muito mais  condicionada ao o que você ensina para ele de forma inconsciente, ou seja, aquilo que o seu comportamento efetivamente mostra para ele em relação ao que pode ou não ser feito, como por exemplo quando você explica para o seu subordinado que ele não pode ficar vagando na internet ou nas redes sociais o tempo todo, onde esse subordinado provavelmente irá aceitar e dizer que não vai fazer isso, só que num dado momento, você passa pelo local de trabalho dele e você o pega na internet para fins particulares durante o horário de trabalho.

Acontece que se nesse momento você passar direto e relevar o fato, talvez por estar ocupado ou preocupado com outra coisa, deixando aquela situação passar, é nesse exato momento que você fez o treinamento inconsciente desse subordinado.

Naquele exato momento, você ensinou para ele que se eventualmente ele estiver navegando na internet ou redes sociais, onde você vê isso, e nada acontece, é por isso que os subordinados têm tanta dificuldade de realmente fazer aquilo que se espera deles, porque na verdade, o condicionamento que aquele ambiente de trabalho gerou foi o de que se permite alguns deslizes e as vezes esses deslizes ocorrem justamente na hora em que não poderiam acontecer.

Embora, esta colocação seja de certa forma pesada para você enquanto líder, pois ela lhe responsabiliza pelo que acontece à sua volta, e quando você não tem o hábito de realmente olhar a causa, e fica simplesmente tentando culpar a outra pessoa, na verdade você está perdendo a oportunidade de resolver um problema que é seu e sempre será recorrente.

Assim recomendo que você preste mais atenção a aquilo que você está ensinando aos seus subordinados de forma inconsciente, através do seu comportamento. Comece a mensurar isso e comece a analisar o quanto isso pode impactar no seu resultado.

Abraços
Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br..

Nenhum comentário:

Postar um comentário