sexta-feira, 6 de maio de 2016

Momento do Intraempreendedorismo - Cooperação x Competição interna. Qual opção gera mais resultados?

Momento do Intraempreendedorismo - Cooperação x Competição Interna. Qual opção gera mais resultados?


Descubra as diferenças entre Cooperação e Competição no ambiente organizacional interno para escolher a melhor opção e conquistar os melhores resultados.


A competição em si faz parte da natureza humana e é claro que ela traz resultados e benefícios para sua empresa como pode ser facilmente constatado em alguns contextos organizacionais como, nos esportes, nas equipes de vendas, pois em essência você quer ser melhor que seu rival e por consequência dá o máximo de si, para superá-lo.

A grande verdade é que a competição da resultados no curto prazo e também significa que no longo prazo isto traz prejuízos, pois para você ganhar, alguém tem que perder.

Dá para você imaginar o que acontece com uma empresa que estimula a competição interna entre os seus funcionários, não é mesmo?

Se você parar para pensar, entenderá que mesmo a competição fazendo parte do comportamento instintivo do ser humano, a cooperação também o é, pois desde que nascemos precisamos da cooperação para sobreviver.

Estudiosos mais modernos da administração afirmam que a cooperação dá muito mais resultados do que a competição, pois na cooperação está sendo estimulado o que a pessoa tem de melhor e a competição o que está sendo estimulado é o lado sombra.

Na cooperação está implícita a capacidade de trabalhar em equipe, o que inclui a flexibilidade, o respeito, a humildade, a capacidade de comunicação, onde a cada desafio que todos conseguem superar juntos, cada um evolui um pouco e sai mais fortalecido e confiante.

O grande desafio dos líderes intraempreendedores é o de ajudar seus liderados a se tornarem as melhores pessoas que eles puderem ser atuando de forma cooperativa.

Por outro lado, o efeito sombra estimulado na competição significa esconder embaixo do tapete o nosso lado perverso de que para vencermos precisamos fazer com que o outro perca, além de ressaltar o que nos foi ensinado desde que nascemos, seja pelos nossos pais, religião, a sermos os bonzinhos, alegando que agimos daquela forma para o bem do grupo em que estamos inseridos.

Embora muitas empresas utilizem-se da prática de estimular a competição interna, para obter resultados imediatos, experimente avaliar até que ponto essa prática é sustentável para o seu negócio, avaliando inclusive os custos com turnover decorrentes dessa prática, e avalie os ganhos ao se estimular a cooperação como forma estratégica de sustentabilidade do negócio ao longo do tempo. 

Procure avaliar sua empresa como um sistema similar aos órgãos do corpo humano, onde espera-se sinergia entre os mesmos para manter a saúde, pois se houvesse competição entre os órgãos internos, a saúde ficaria seriamente comprometida e através dessa sinergia gera-se condições para fortalecer o corpo e prepará-lo para as competições externas, de maneira a garantir a sobrevivência no mundo em que está inserido.

Abraços
Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br..

Nenhum comentário:

Postar um comentário