segunda-feira, 16 de maio de 2016

Momento do Intraempreendedorismo - Dicas para parar de enrolar no dia a dia e agir.!!!

Momento do Intraempreendedorismo - Dicas para parar de enrolar no dia a dia e agir !!!



No dia a dia, seja no trabalho ou mesmo na vida pessoal, existem tantas armadilhas para tirar sua atenção e o distrair, que muitas vezes se você não for vigilante e não souber identificar essas armadilhas nos momentos em que ocorrem, você pode passar a enrolar o que deve ser feito, ou seja, você passa a procrastinar, o que significa deixar alguma coisa importante para depois, que por sua vez, via de regra leva a arrependimentos futuros e a reclamações alegando que as coisas não dão certo para você.

A mente humana é a responsável por essa procrastinação, ela é muito complexa, mas na prática é comum deixar as coisas para depois, quando por exemplo você não percebe os benefícios no que tem que fazer, quando você não tem uma data definida para conclusão, ou quando esta é muito distante, quando a atividade parece ser muito complexa, ou mesmo quando não existe ninguém cobrando para que aquilo seja feito.

Portanto, para reverter essa tendência de enrolar, você deve procurar quais serão os benefícios que você terá se executar aquela tarefa a quais são as tarefas que está evitando fazer.

É natural que muitos desse benefícios se manifestem como consequência secundária, após você atingir seus objetivos principais, como por exemplo, para se tornar um líder intraempreendedor, você tem por exemplo que escrever um plano de negócios interno para vender suas ideias e conseguir patrocínio da alta direção, tem que entender de comportamento humano, saber fazer parcerias e negociar, ter conhecimento técnico da sua área de atuação, enfim são tantas tarefas a serem executadas, que de certa forma tendem a lhe paralisar e naturalmente seu cérebro envia-lhe estímulos para que permaneça na zona de conforto , o que é uma defesa natural para tentar não gastar tanta energia cerebral e então você passe a enrolar.

Por outro lado para quebrar esse hábito, você deve procurar motivação interna que vença essa inércia, e para isto você deve pensar em qual são os objetivos e os benefícios que você terá ao entrar em ação, ou seja, ao colocar as mãos na massa.

Preste atenção para não se iludir com o benefício principal mais óbvio, o qual poderia ser no exemplo acima o de se transformar em um intraempreendedor e ser reconhecido como um líder extraordinário.

Perceba que este é na verdade seu objetivo principal e pode não ter significado suficiente para lhe fazer mover no sentido de parar de enrolar.

A sabedoria está em identificar quais são os benefícios secundários, os quais irão lhe ajudar a ir muito além de se tornar um Líder Intraempreendedor, como por exemplo a perspectiva de trazer felicidade aos seus subordinados ao trabalharem com você, a possibilidade de você se destacar de tal forma na empresa que não precise mais ficar tão preocupado com o fantasma dos cortes em épocas de crise, você pode usar sua criatividade para fazer as coisas do seu jeito, as pessoas ao seu redor vão reconhecer seu talento e se beneficiar dele, ou seja, além de se tornar um líder intraempreendedor, você passa a perceber outras coisas que trazem sentido com propósito para a sua vida, as quais geram motivação emocional para agir.

Quero compartilhar com você uma dica prática para começar a parar de enrolar. Escreva o que você está adiando, deixando para depois,ou seja, qual é o seu objetivo principal, (Ex: Se tornar um Líder Intraempreendedor), escreva o que na verdade é algo importante para a sua vida, mas que está adiando, deixando de lado.

Em seguida escreva uma lista com as consequências emocionais, ou seja, quais são os objetivos, ou ganhos secundários ao entrar em ação para realizar seu objetivo principal, e para isto faça um brainstorm, uma tempestade de ideias, anote tudo, por mais simples que possa lhe parecer.

Para facilitar o processo e colocar você em ação mais rápido, experimente subdividir suas metas em submetas, com datas definidas para a conclusão, e para ajudar criar mais compromisso com as suas submetas, divulgue-as para as demais pessoas de sua confiança, pois isto cria uma pressão psicológica positiva da necessidade de entrar em ação para concretizá-la, e peça para essas pessoas fazerem um follow-up de cada uma das suas submetas, cobrando-lhe a execução das mesmas.

OBS: Para ajudar você com suas submetas, Clique Aqui para acessar o "Momento do Intraempreendedorismo - Dica para alcançar metas muito arrojadas", o qual lhe ajudará no processo de subdividir suas metas e em seguida retorne a este Momento do Intraempreendedorismo.

É importante que dentre essas pessoas que você compartilhará suas submetas você escolha uma que realmente queira lhe ajudar, e para isto precisa ser uma pessoa que lhe cobre os resultados e também que não aceite desculpas, e neste ponto, muitas vezes vale investir no serviço profissional de um Coach, o que lhe trará resultados de forma mais eficaz e rápida.

Ao definir suas submetas, defina para si, também uma espécie de autopunição que lhe seja realmente desagradável de cumprir caso continue enrolando e não cumpra a sua submeta, lembrando que essa autopunição deve ser estabelecida com bom senso, mas devem significar alguma perda, de preferência emocional para você.

Muito bem, então está esperando o que? Pare de enrolar e coloque estas dicas em prática na sua vida

                                                                                                                                     Abraços
                                                                                                                     Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br..

Nenhum comentário:

Postar um comentário