terça-feira, 17 de maio de 2016

Prepare-se para produzir mais em épocas de crise !!!

Prepare-se para produzir mais em épocas de crise !!!




Nos dias atuais, em função da crise a qual estamos passando, o contexto exige que a alta direção das empresas tenha que tomar decisões nada populares, como a redução do quadro de funcionários.

Em contrapartida, esperam que a produtividade dos que permanecem na empresa aumente, como forma de reduzir os custos com desperdícios e com isto fica evidente a necessidade de cada funcionário aumentar sua produtividade, independentemente se estamos falando da mão de obra direta ou indireta.

Portanto em especial nas épocas de crise a palavra de ordem passa a ser produtividade, e quero compartilhar com você algumas dicas para ajudar a melhorar a sua.

Em primeiro lugar, é preciso que você administre o seu tempo, você não pode mais se dar ao luxo de desperdiçá-lo, principalmente no trabalho, ou seja, esqueça a internet para fins particulares, evite querer fazer tudo ao mesmo tempo, pois desta forma a tendência é de você começar tudo e deixar muita coisa por fazer.

Antes de se envolver com uma série de tarefas, de um tempo para si e analise dentre as suas tarefas o que é importante, o que é urgente e o que pode ser delegado.

Para conseguir planejar suas atividades com qualidade, você precisa estar no seu centro, em equilíbrio emocional, e para isto você deve procurar acalmar o turbilhão de pensamentos no seu cérebro, por exemplo através de técnicas de meditação, além de criar alguns hábitos simples como, escrever no final de cada dia todas as tarefas que realizou e concluiu, bem como as que necessitarão da sua atenção e ação nos dias seguintes, aumentando assim a sua percepção das tarefas a serem realizadas, dando-lhe maior tranquilidade mental para organizar a priorizar a ordem de execução das mesmas, lembrando-se sempre de delegar o que for possível.

Uma boa estratégia para organizar o seu dia, consiste em ao iniciar uma nova jornada de trabalho, pegar a lista de pendências que você escreveu no final do dia anterior, verificar se durante os demais turnos de trabalho enquanto estava ausente, surgiram novas pendências sob sua responsabilidade e passe então a reorganizar e priorizar a lista das suas atividades para aquele dia, pois ao tornar isto um habito, você envia de forma subconsciente ao seu cérebro, de que o seu dia vai ser organizado.

Lembre-se de deixar alguns períodos programados sem atividades ao longo do período de trabalho, mesmo que você tenha a agenda extremamente sobrecarregada, pois imprevistos acontecem e desta forma você conseguirá estar mentalmente presente para avaliá-los e tomar as decisões necessárias.

Observe que para aumentar sua produtividade, você precisa procurar estabelecer um equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, caso contrário a probabilidade de entrar em estresse emocional e adoecer é alta.

Embora seja praticamente impossível separar totalmente sua vida profissional da pessoal, com o hábito de criar essa lista de pendências, priorizá-la e acompanhá-la, a tendência é de que você consiga deixar os problemas do trabalho na empresa, evitando continuar pensando nos mesmos fora do expediente de trabalho, uma vez que já deixou pré definido o que terá que fazer no dia seguinte.

É claro que no seu turno de trabalho, como ser humano, você não conseguirá ficar ligado em tudo o tempo todo, pois o seu cérebro possui mecanismos de defesa que procuram distrações ou mesmo criam lapsos de memória, para tentar preservar sua mente, evitando o estresse.

Se você não prestar atenção nesses sintomas a sua produtividade irá cair cada vez mais, e para contornar isso, você pode por exemplo definir paradas estratégicas, mesmo que de alguns minutos para espairecer, como por exemplo, parar para ir tomar um café, uma água, caminhar um pouco, e retornar ao trabalho, tomando o cuidado de planejar para as tarefas essenciais um tempo de execução onde se dedicará exclusivamente à essa tarefa, isole-se do mundo e concentre-se na tarefa e você perceberá em pouco tempo que a sua produtividade irá aumentar.

Porém como tudo na vida, para que estas dicas funcionem, adivinhe quem deverá executá-las, isso mesmo, "Você", não tem como terceirizar, você precisará de força de vontade e disciplina para agir e criar na sua mente esses novos hábitos, os quais acabarão se refletindo no seu comportamento e portanto nos resultados da sua produtividade.


Abraços
Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário