quarta-feira, 20 de abril de 2016

Momento do Intraempreendedorismo -Diretrizes básicas para se tornar um Líder Intraempreendedor

Momento do Intraempreendedorismo - Diretrizes básicas para se tornar um Líder Intraempreendedor


Dicas de características de liderança

Muito se fala e se estuda sobre as diferenças entre liderar e chefiar, onde cada vez mais nos dias atuais buscam-se líderes que sejam capazes de mobilizar as pessoas a agirem e a o seguirem por iniciativa própria, sem imposições, simplesmente por acreditarem que esse líder é confiável, possui interesse genuíno de ajudá-los a se desenvolverem e seja congruente entre o que fala e o que faz, liderando pelo exemplo.

Assim, quero compartilhar com você algumas dicas de características que um líder intraempreendedor deve possuir para obter sucesso em sua função. 

  • Um Líder Intraempreendedor se comunica bem, está sempre presente com os seus subordinados, comunicando-se com eles o tempo todo e quando alguém tem alguma dúvida esse líder atua como um mentor, explicando quantas vezes se façam necessárias, procurando acessar a forma desse subordinado pensar para adequar sua linguagem a dele.
  • Dar Feedbacks positivos e negativos a cada subordinado, é essencial para o desenvolvimento de cada membro da equipe, mas existe um feedback pouco praticado pelos líderes, que consiste em solicitar dos seus subordinados um feedback de sua própria atuação como líder, pois afinal o que importa é a percepção dos outros em relação a sua liderança.
  • Um líder intraempreendedor sabe delegar autoridade, entregando aos subordinados trabalhos a realizar, negociando seus limites de atuação e dando-lhes liberdade para que usem de suas criatividades, potencialidades e habilidades, confiando na capacidade de realização de cada um, embora isto não seja tão simples de ser realizado, quando esse líder tem medo de perder ou diminuir seu poder ao distribuir autoridade entre os seus subordinados.
  • Um líder intraempreendedor sabe organizar seu trabalho e para isto sabe ponderar entre ser arrojado e/ou planejador, para com disciplina conquistar seus objetivos, organizando seus subordinados em equipes para cumprirem as tarefas com métodos validados.
  • Um líder intraempreendedor possui a sabedoria de ser humilde perante os seus subordinados, apesar de toda autoridade que possa possuir em função de sua posição hierárquica, lembrando-se que se recebeu autoridade foi para servir e não para simplesmente ordenar, não deixando que o orgulho da liderança prevaleça em suas ações.
  • Um líder intraempreendedor é autoconfiante, e não se deve confundir autoconfiança com orgulho, pois o orgulho faz com que a pessoa acredite que pode fazer qualquer coisa em benefício próprio, já um líder autoconfiante acredita em si mesmo para realizar algo que traga benefício a todos. O líder precisa ser autoconfiante, pois se não acreditar em si mesmo ninguém o fará por ele, e isto significa saber que tem o poder e a responsabilidade para servir e não para impor.
Em síntese ser líder não é ordenar e esperar que as coisas sejam feitas com perfeição, mas entender que na verdade liderar é um estilo de vida que envolve atividades como: comunicar, ensinar, auxiliar, escutar, delegar, cobrar e sobretudo confiar na sua equipe.

Abraços
Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário