terça-feira, 19 de abril de 2016

Momento do Intraempreendedorismo - Você consegue sensibilizar seu chefe?

Momento do Intraempreendedorismo - Você consegue sensibilizar seu Chefe?


Aprenda uma técnica para melhorar seu relacionamento com seu chefe.


Você deve estar imaginado que eu estou me referindo ao convívio social e às relações interpessoais dentro da empresa, mas na verdade quero compartilhar com você algo com um contexto mais profundo, ou seja,  relacionado à empatia.

É muito comum encontrar nas empresas uma postura de divisão entre o "Nós" e o "Eles", onde ao se observar a situação sob a ótica do funcionário o "Nós" representa  a comunidade dos subordinados e o  "Eles" se refere à comunidade dos superiores.

O inverso também é verdadeiro, mas hoje focarei a abordagem sob a ótica dos subordinados independentemente do nível hierárquico.

Esse tipo de comportamento via de regra reflete um sentimento de inferioridade e baixa autoestima, mesmo que pareça uma afirmação agressiva para muitas pessoas.

Com esse tipo de separação, não existe espírito de equipe que resista, é algo frágil e insustentável quando se pensa na empresa como um sistema equilibrado.

Se você esta no lado do "Nós" (Subordinados) e deseja atravessar a linha que lhe separa do lado do "Eles" (Superiores), existe uma técnica simples que lhe permite verificar como a mente do seu chefe funciona e com isto acessar sua forma de agir e pensar e a partir daí, moldar sua forma de interagir com ele de maneira que ele lhe perceba como alguém que o compreende.

Na vida, cada pessoa é uma individualidade e como tal possui seus conhecimentos e experiências de vida que formam seu mapa mental ou visão de mundo, o qual via de regra fica armazenado no subconsciente e guiam suas ações e reações perante os estímulos do dia a dia.

Assim, se você souber acessar esse mundo interior do seu superior, você terá maiores chances de se comunicar com ele em uma linguagem que ele entenda, e ao fazer isso existe um grande potencial do seu superior achar que você é uma pessoa que o entende e então passar a ver você com outros olhos.

Uma maneira prática de você se comunicar melhor com o seu superior, é entender qual o canal de percepção de mundo que ele prioriza, ou seja, identificar se ele percebe o mundo dando preferência ao sistema auditivo, visual ou cinestésico e segundo os neurocientistas, isto pode ser feito pela observação da movimentação dos olhos dele.

Para isto basta olhar de frente para ele e observar a movimentação e posicionamento dos olhos dele quando você fala com ele, ou seja, se o movimento dos olhos se dá para esquerda ou direita na linha horizontal, significa que seu sistema de representação principal da percepção do mundo é auditivo, se o movimento se dá para esquerda ou direita, direcionado para cima significa que o sistema predominante é visual e se o movimento se dá para esquerda ou direita, mas direcionado para baixo, significa que o sistema predominante é cinestésico.

Sabendo disto, para você sensibilizá-lo procure adaptar sua linguagem a dele, ou seja, se ele é uma pessoa auditiva, procure usar expressões faladas ou escritas como: "Ouça...", "Escute...", etc. Se ele for uma pessoa visual, procure usar expressões como: "Veja...", "Olhe...", "Observe...", etc. Já se ele for uma pessoa cinestésica procure usar expressões como: "Sinta...", "Perceba...", "Pegue...", "Experimente...", etc.

Desta forma seu superior mesmo que inconscientemente estabelecerá um canal de empatia, entendendo nas entrelinhas que você o compreende pelo simples fato de se comunicar com ele pelo mesmo canal que ele percebe o mundo.

Claro que esta técnica serve para você se comunicar com qualquer outra pessoa e não necessariamente somente com o seu superior, ou seja, o inverso é verdadeiro também, serve para que as outras pessoas incluindo seu superior, acessem seu canal de percepção do mundo.

Procure entender um pouco mais sobre as técnicas para identificar o funcionamento do comportamento humano, e ao começar a aplicá-las no seu dia a dia, você perceberá que é possível alavancar seu potencial de sensibilização das pessoas, bem como de se fazer entendido por elas, e com isto você abrirá novas possibilidades no seu relacionamento profissional e/ou pessoal.

Abraços
Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário