terça-feira, 15 de março de 2016

Quer ser um Intraempreendedor de sucesso? Crie um Plano de Negócios.

Quer ser um Intraempreendedor de sucesso? Crie um Plano de negócios

Um intraempreendedor por suas características, é capaz de enxergar oportunidades, possui ideias de realização e precisa vender essas ideias para seus superiores, ou mesmo aos donos do negócio de forma a demonstrar os benefícios que obterão se a ideia for aceita.

Se você é um intraempreendedor, a melhor forma de fazer a venda da sua ideia é através da elaboração de um plano de negócios interno, relacionado ao tema da sua ideia ou projeto.

Um plano de negócios é um documento dinâmico que descreve um empreendimento, apresenta as estratégias operacionais, bem como faz uma estimativa dos resultados a serem alcançados.

Com um plano de negócios você estará mais bem preparado para contornar dificuldades e mudanças tanto nos aspectos internos e/ou externos à organização, relacionados ao seu projeto, aumentando suas chances de sucesso.

Você saberá, por exemplo, O que será feito, Quem fará, e Como serão feitas as atividades do projeto, além de saber quanto será necessário investir e quando será o retorno, além de identificar os riscos e tomar ações para minimizá-los, além de ser capaz de identificar os pontos fortes e fracos, possibilitando assim buscar ajuda e alianças para minimizar os pontos fracos e aumentar a probabilidade de êxito do projeto.

Existem na Internet vários modelos de planilhas de Planos de Negócios, que devem ser usadas como fonte de consulta, mas não como documento fim, pois cada empresa e seus projetos possuem características únicas que devem ser levadas em consideração na elaboração do plano de negócios e, portanto, você deve se sentir livre para criar e fundamentar cada tópico relevante.

É importante que você mantenha em mente quem vai ler esse documento, e qual o objetivo do mesmo para adequar sua comunicação para atingir esse público, principalmente por se tratar de projetos intraempreendedores com reflexos no desempenho da organização.

Procure coletar o máximo de informações possíveis sobre a situação atual da empresa, dos seus clientes e concorrentes, para melhor fundamentar seus argumentos.

Um Plano de Negócios Interno é similar a um plano de negócios para abrir uma empresa e conquistar investidores ou crédito financeiro. Você deve investir seu tempo para elaborar um plano de qualidade, bem escrito e fundamentado para vender corretamente sua ideia de projeto, abrir portas e realizar seu ideal.

Na elaboração do plano de negócios, antes de sua conclusão e apresentação aos seus superiores, discuta-o com outras pessoas inclusive de outras áreas, principalmente das áreas as quais você não domina, para evitar erros, ou deixar de colocar informações relevantes ao projeto.

Via de regra, a maioria dos projetos envolvem investimentos financeiros e, portanto, dê uma atenção especial nas projeções financeiras, pois este é um ponto de vital importância que certamente será muito avaliado pelos seus superiores, antes de aprovarem a sua ideia.

Além do aspecto financeiro, preste atenção ao escrever o Sumário Executivo, enfatize os aspectos mais importantes do Plano de Negócios, pois é através deste tópico que você terá a chance de chamar a atenção dos futuros apoiadores do seu projeto.

O seu plano de negócios interno deve proporcionar um entendimento total da sua ideia e projeto.

Você como intraempreendedor provavelmente deve ter um estoque razoável de ideias a serem postas em prática, mas como funcionário a aprovação das ideias apresentadas dependerão da aprovação e apoio dos seus superiores e com um Plano de Negócios Interno, elaborado para cada uma das suas ideias, você passa a ter uma ferramenta poderosa para explicar suas ideias envolvendo desde os pilares que fundamentam sua ideia até detalhes que fazem a diferença, além do fato de você conseguir perceber alguns pontos de ajustes como: falhas na concepção da gestão, erros no plano financeiro, falta de planos de contingência.

Experimente elaborar planos de negócio interno para apresentar e vender suas ideias como intraempreendedor e notará como você vai ser mais bem visto e conceituado pelos seus superiores.

Acompanhe as próximas postagens, onde oportunamente serão divulgados novos artigos relacionados a elaboração de planos de negócios internos e aproveite agora para "Clicar Aqui" e acessar outros artigos publicados, referentes ao Intraempreendedorismo.


Abraços
Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário