Como
Intraempreendedor(a), você precisa saber fazer uma leitura do que está acontecendo
no mercado e se preparar para mudar sempre.
No final do século passado, ouve uma exaltação no Brasil das palestras
show com cunho motivacional, onde as pessoas gostavam do espetáculo e das
dinâmicas, mas no dia seguinte essas pessoas chegavam para trabalhar na empresa
e tudo continuava igual.
Não tenho nada contra essas metodologias, mas na realidade, na situação
atual do mercado, principalmente em épocas de crise, as pessoas precisam de
ferramentas que traduzam um conhecimento prático, que já foi testado e
comprovado, que uma vez colocado em prática, mude a vida do funcionário, do
cliente e da própria empresa.
Houve um apelo muito forte para a motivação, onde as pessoas se
emocionavam durante os encontros,com pouco ou nenhum resultado em termos de
modificação real na vida da empresa, o que de certa forma frustrava a alta
direção, a qual investia em eventos daquele porte, esperando que as pessoas
fossem mudar, mas na realidade as coisas só mudarão na empresa a partir de
mudanças nos comportamentos e nos hábitos.
Estas mudanças somente acontecerão quando a empresa investir em métodos
que funcionem como ferramentas, que orientem os funcionários.
Ao acompanhar muitas empresas no Brasil, independentemente do porte das
mesmas, observo que muitas não fornecem aos seus funcionários um método de
trabalho bem estruturado, e como consequência é frequente encontrar os
funcionários fazendo as coisas do jeito deles!
Essas empresas não possuem padrão, não possuem uniformidade, ou seja, em
um dia o cliente é bem atendido e no dia seguinte parece que ele está comprando
de outra empresa e isso é reflexo da falta de critério.
Hoje aquela apologia à palestras show, está sendo revista, porque as
empresas precisam de alguma coisa prática, que promova a mudança de
comportamento, que crie influência positiva na vida da empresa, dos seus funcionários e dos seus
clientes.
Você pode então estar se perguntando! Existe alguma fórmula para salvar
minha empresa?
A resposta é sim e é neste ponto que entra o papel do(a) líder intraempreendedor(a), devidamente treinado nas mais modernas metodologias, que
vai saber como implantar essas metodologias de forma correta e fazer com que elas
funcionem na prática no dia a dia.
Um(a) líder intraempreendedor(a), vai muito além do que um(a) líder
convencional, ele(a) atua como um(a) treinador(a) de um time de futebol, onde
ele(a) define o papel do jogador dentro do campo e se este não fizer o que tem
capacidade e habilidade para fazer, ele(a) vai lá e o substitui por outro
imediatamente, ou seja quando atua como um(a) treinador(a) que possui
liderança, ele(a) faz a substituição e ninguém ficará ressentido, agora
aquele(a) que não possui liderança, nem vai conseguir fazer a substituição. Na
verdade ele(a) é que precisa ser substituído(a).
Se a alta direção não está tendo condições de determinar o que deve ser
feito dentro da empresa, ela deve se abrir para a quebra de paradigmas; tem que
aceitar as mudanças que estão acontecendo no mundo dos negócios, tem que ir atrás de novas soluções.
Você deve ficar atento, pois a direção das mudanças é dada pelo mercado,
ou seja, o mercado muda muito e se este muda a concorrência está no mercado, os
clientes mais exigentes também estão no mercado e isto caracteriza uma parte
importante do ambiente externo onde a empresa está inserida.
Dentro da empresa, você precisa criar um ambiente para ter uma empresa
competitiva e para isto você precisa de gestão e mentalidade competitiva.
A partir disto, a alta direção precisa perceber a necessidade de mudar
sempre, precisa saber fazer uma leitura do que está acontecendo no mercado,
precisa garantir rentabilidade, vantagem competitiva e credibilidade da
empresa.
As metodologias de gestão que funcionaram no passado, hoje podem não ser
mais eficazes, porque existem fatores novos no mercado e a resposta da empresa
tem que ser outra.
O papel do líder intraempreendedor é vital para sustentar a inovação e
vantagem competitiva, através de ações que enfatizem os fundamentos, ou seja, a
equipe deve ser muito aplicada nos treinamentos e principalmente ser ainda mais
aplicada na prática do negócio.
Após receber as ferramentas cabe ao líder insistir na repetição da
prática, até que os ensinamentos se tornem um hábito, ou seja, se torne um
conhecimento internalizado e é nesse momento que os resultados aparecem.
É importante salientar que a repetição é necessária como prática do dia
a dia, é preciso treinar muito, até chegar a perfeição, como no caso de um
músico de qualidade, que treina várias horas para uma apresentação de alguns
minutos.
A partir do momento que você como líder intraempreendedor souber fazer
uma leitura do mercado e possuir as ferramentas das metodologias adequadas,
você passará a intraempreender com maestria, seja em épocas de crise ou não.
Abraços
Herbert E. A. Silva
Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.
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