quarta-feira, 30 de março de 2016

Intraempreender na "crise", exige mais ferramentas práticas

Intraempreender na "Crise" exige mais ferramentas práticas.

Como Intraempreendedor(a), você precisa saber fazer uma leitura do que está acontecendo no mercado e se preparar para mudar sempre.

No final do século passado, ouve uma exaltação no Brasil das palestras show com cunho motivacional, onde as pessoas gostavam do espetáculo e das dinâmicas, mas no dia seguinte essas pessoas chegavam para trabalhar na empresa e tudo continuava igual.

Não tenho nada contra essas metodologias, mas na realidade, na situação atual do mercado, principalmente em épocas de crise, as pessoas precisam de ferramentas que traduzam um conhecimento prático, que já foi testado e comprovado, que uma vez colocado em prática, mude a vida do funcionário, do cliente e da própria empresa.

Houve um apelo muito forte para a motivação, onde as pessoas se emocionavam durante os encontros,com pouco ou nenhum resultado em termos de modificação real na vida da empresa, o que de certa forma frustrava a alta direção, a qual investia em eventos daquele porte, esperando que as pessoas fossem mudar, mas na realidade as coisas só mudarão na empresa a partir de mudanças nos comportamentos e nos hábitos.

Estas mudanças somente acontecerão quando a empresa investir em métodos que funcionem como ferramentas, que orientem os funcionários.

Ao acompanhar muitas empresas no Brasil, independentemente do porte das mesmas, observo que muitas não fornecem aos seus funcionários um método de trabalho bem estruturado, e como consequência é frequente encontrar os funcionários fazendo as coisas do jeito deles!

Essas empresas não possuem padrão, não possuem uniformidade, ou seja, em um dia o cliente é bem atendido e no dia seguinte parece que ele está comprando de outra empresa e isso é reflexo da falta de critério.

Hoje aquela apologia à palestras show, está sendo revista, porque as empresas precisam de alguma coisa prática, que promova a mudança de comportamento, que crie influência positiva na vida da empresa, dos seus funcionários e dos seus clientes.

Você pode então estar se perguntando! Existe alguma fórmula para salvar minha empresa?

A resposta é sim e é neste ponto que entra o papel do(a) líder intraempreendedor(a), devidamente treinado nas mais modernas metodologias, que vai saber como implantar essas metodologias de forma correta e fazer com que elas funcionem na prática no dia a dia.

Um(a) líder intraempreendedor(a), vai muito além do que um(a) líder convencional, ele(a) atua como um(a) treinador(a) de um time de futebol, onde ele(a) define o papel do jogador dentro do campo e se este não fizer o que tem capacidade e habilidade para fazer, ele(a) vai lá e o substitui por outro imediatamente, ou seja quando atua como um(a) treinador(a) que possui liderança, ele(a) faz a substituição e ninguém ficará ressentido, agora aquele(a) que não possui liderança, nem vai conseguir fazer a substituição. Na verdade ele(a) é que precisa ser substituído(a).

Se a alta direção não está tendo condições de determinar o que deve ser feito dentro da empresa, ela deve se abrir para a quebra de paradigmas; tem que aceitar as mudanças que estão acontecendo no mundo dos negócios, tem que ir atrás de novas soluções.

Você deve ficar atento, pois a direção das mudanças é dada pelo mercado, ou seja, o mercado muda muito e se este muda a concorrência está no mercado, os clientes mais exigentes também estão no mercado e isto caracteriza uma parte importante do ambiente externo onde a empresa está inserida.

Dentro da empresa, você precisa criar um ambiente para ter uma empresa competitiva e para isto você precisa de gestão e mentalidade competitiva.

A partir disto, a alta direção precisa perceber a necessidade de mudar sempre, precisa saber fazer uma leitura do que está acontecendo no mercado, precisa garantir rentabilidade, vantagem competitiva e credibilidade da empresa.

As metodologias de gestão que funcionaram no passado, hoje podem não ser mais eficazes, porque existem fatores novos no mercado e a resposta da empresa tem que ser outra.

O papel do líder intraempreendedor é vital para sustentar a inovação e vantagem competitiva, através de ações que enfatizem os fundamentos, ou seja, a equipe deve ser muito aplicada nos treinamentos e principalmente ser ainda mais aplicada na prática do negócio.

Após receber as ferramentas cabe ao líder insistir na repetição da prática, até que os ensinamentos se tornem um hábito, ou seja, se torne um conhecimento internalizado e é nesse momento que os resultados aparecem.

É importante salientar que a repetição é necessária como prática do dia a dia, é preciso treinar muito, até chegar a perfeição, como no caso de um músico de qualidade, que treina várias horas para uma apresentação de alguns minutos.

A partir do momento que você como líder intraempreendedor souber fazer uma leitura do mercado e possuir as ferramentas das metodologias adequadas, você passará a intraempreender com maestria, seja em épocas de crise ou não.

Abraços
Herbert E. A. Silva


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Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.

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