terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Você sabe o que é um programa de Intraempreendedorismo?

Você sabe o que é um Programa de Intraempreendedorismo?

Conforme disse Thomas Edson, inventor e empresário, "Oportunidades são perdidas pela maioria das pessoas porque elas vêm vestidas de forma comum e parece-se com trabalho".

Perceber oportunidades, correr riscos calculados, errar e aprender rápido com os erros são algumas das características das pessoas com perfil empreendedor, as quais também são verdadeiras para as pessoas que as possuem e são funcionários de uma empresa, onde neste caso são chamados de pessoas com perfil intraempreendedor.

Segundo Drucker essas características empreendedoras ou intraempreendedoras não são apenas um traço de personalidade, mas sim um comportamento e como tal é um hábito e todo hábito por sua vez pode ser desenvolvido, dependendo apenas do livre arbítrio da pessoa em querer desenvolvê-lo.

As empresas no atual cenário dos negócios altamente mutante e competitivo estão percebendo que é necessário se reinventarem através de inovações contínuas e isto é possível de ser conseguido por intermédio dos seus funcionários(as) com perfis intraempreendedores.

Essas empresas estão em busca de intraempreendedores(as) com perfil de liderança classe mundial, que os diferencia da liderança convencional já conhecida pela maioria das pessoas.

Nota-se no mercado um desejo de implantar a cultura intraempreendedora nos padrões classe mundial, como forma de conquistar a tão desejada vantagem competitiva.

Caso você queira se tornar um intraempreendedor(a) ou mesmo queira implantar a cultura intraempreendedora classe mundial na sua empresa, embora não exista uma fórmula mágica para isso pois isto está relacionado com os valores característicos e únicos de cada organização, eu vou lhe dar agora um roteiro básico com os primeiros passos para a implantação da cultura intraempreendedora e estimular o espírito intraempreendedor através de novos projetos internos que conduzam à inovação.

É importante salientar que para um programa de intraempreendedorismo obter os resultados desejados este deve estar diretamente relacionado com a cultura organizacional que deve ser intraempreendedora e esta deve fazer parte da filosofia do negócio.

Para você conseguir implantar a Cultura Intraempreendedora na organização é preciso desenvolver as características intraempreendedoras nos funcionários através de treinamentos, observando que o modelo de gestão do negócio deve ser autônomo, participativo e democrático.

É de se esperar que uma mudança de cultura organizacional não ocorra de forma rápida devido a complexidade das inúmeras variáveis envolvidas, além do fato de que muitos funcionários independentemente do seu posicionamento hierárquico apresentarão críticas e resistência às mudanças.

Como já disse, não existe uma fórmula mágica para implantar um programa de intraempreendedorismo, mas algumas etapas são comuns para a maioria das empresas.

Em primeiro lugar deve ser feito um diagnóstico da organização para identificar o grau de intraempreendedorismo existente na empresa.

Embora o intraempreendedorismo também exista em empresas com perfil mais conservador, é de vital importância que o programa tenha total apoio da alta direção e procure evoluir a cultura organizacional vigente para uma cultura organizacional intraempreendedora.

Deve ser concedida autonomia de decisão aos intraempreendedores(as), negociando com os mesmos(as) os limites da mesma.

Intraempreender envolve experimentar, assumir riscos calculados e por consequência conviver com erros antes do sucesso e portanto deve ser eliminada a punição pelo erro e ao invés disto estimular a aprendizagem conquistada com o erro.

Treine os funcionários à administrarem melhor o tempo e procure conceder maior flexibilidade aos horários de trabalho dos intraempreendedores(as).

Promova o espírito de divulgação dos projetos em andamento por parte de cada intraempreendedor(a) como forma de aumentar o engajamento e a comunicação entre os funcionários da empresa.

A organização deve proporcionar apoio às equipes dos projetos intraempreendedores, estimulando-as a se envolverem e participarem nas decisões além de incentivar o uso da criatividade para lidar com as adversidades.

É preciso que os dirigentes das organizações tenham visão de longo prazo e estejam cientes de que o ROI dos projetos dos intraempreendedores(as) podem demorar para acontecer.

A forma mais assertiva de promover o intraempreendedorismo é através de treinamentos diferenciados, onde por exemplo através das técnicas de Coaching e Mentoring Organizacional, busca-se aflorar as potencialidades intraempreendedoras individuais, promovendo mudanças profundas, com expressivos reflexos no desempenho da organização e em sua vantagem competitiva.

Em linhas gerais o desenvolvimento de intraempreendedores(as) tem por objetivo aflorar as características criativas e inovadoras, mas também visa desenvolver um perfil de liderança diferenciado conforme os padrões de excelência da liderança classe mundial, para que os intraempreendedores(as) possam concretizar suas ideias junto e através dos membros da sua equipe, além de saberem lidar com aspectos multidisciplinares na condução do projeto como se fossem os donos da empresa.

Via de regra um programa de implantação da cultura intraempreendedora classe mundial é feito inicialmente com uma palestra de conscientização idealmente para todos os funcionários da organização, incluindo a alta direção, onde são abordadas as vantagens do programa, explicando quais serão as etapas a serem seguidas naquela organização, pois a maioria da população de funcionários, irá participar como membros das equipes empreendedoras e é importante que entendam o que é o programa de intraempreendedorismo ajudando-os a perceber o quanto podem ser úteis para organização ou mesmo virem a ser intraempreendedores(as) dependendo do comportamento e características pessoais que apresentem no dia a dia, bem como mostrar as possibilidades futuras que a organização pode alcançar.

Logo em seguida, para os(as) funcionários(as) previamente selecionados com potencial para se tornarem intraempreendedores(as), será oferecido um curso de desenvolvimento de intraempreendedores(as) e na sequência é uma boa prática criar um banco de ideias, onde nenhuma ideia deve ser descartada, pois mesmo que num primeiro momento algumas ideias venham a ser descartadas, estas podem vir a ser melhor trabalhadas se unidas a outras ideias, ou em outros cenários e momentos mercadológicos da organização.

Finalmente é necessário que a organização possua um(a) responsável pela implantação do programa de intraempreendedorismo o que inclui identificação e desenvolvimento de potenciais intraempreendedores(as), bem como implantação da cultura intraempreendedora, respondendo diretamente à alta direção, sendo esperado que esse(a) profissional possua um espírito intraempreendedor muito bem desenvolvido, pois enfrentará todo tipo de desafios e riscos.

A velocidade de implantação do programa dependerá dentre outros fatores dos estágios de desenvolvimento do intraempreendedorismo dentro da organização.

Acima de tudo é preciso treinar os(as) funcionários(as) a aprenderem a intraempreender bem como capacitar as equipes de gestão dos recursos humanos e líderes da linha de frente, responsáveis pela seleção e desenvolvimento de pessoal a identificarem oportunidades de melhorias no diagnóstico das competências básicas intraempreendedoras, bem como oportunidades na identificação e desenvolvimento dos(as) intraempreendedores(as).

E finalmente é importante buscar assessoria de um profissional com expertise na implantação de programas de intraempreendedorismo, pois via de regra serão enfrentados falta de qualificação e motivação por parte da grande massa de funcionários, além de resistência à mudanças por parte de departamentos inteiros, necessidade de identificar e incentivar mudanças de valores nas pessoas adequando-os aos novos valores de uma cultura intraempreendedora, dependendo do nível da cultura organizacional vigente. 


Abraços
Herbert E. A. Silva
  

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.