sexta-feira, 29 de abril de 2016

Momento do Intraempreendedorismo - Coaching pode equilibrar altos e baixos da sua carreira !!!

Momento do Intraempreendedorismo - Coaching pode equilibrar Altos e Baixos da sua carreira !!!


Entenda como um Coach, pode ser seu "personal trainer" na área profissional para ajudar a minimizar os efeitos dos

altos e baixos da sua carreira


Você já deve ter percebido e sentido na própria pele, de que a vida é constituída de ciclos repletos de mudanças e incertezas, com seus altos e baixos, e que muitas vezes não temos condições de controlá-los.

Por exemplo, neste exato momento aqui no Brasil, os níveis de imprevisibilidade no trabalho são os mais altos em décadas. cortes e demissões passaram a ser uma prática comum das organizações na tentativa de reduzirem custos para sobreviverem no mercado.

Essa situação impacta tanto o emprego dos que já estão na ativa, como dos que estão iniciando no mercado de trabalho, embora em contrapartida a realidade do mercado globalizado, que tornou o mundo um lugar menor e mais acessível, onde com um simples clique, você é capaz de estabelecer conexões e se deixar disponível em ondas de oportunidades online, inspira cuidados em relação a como você gerencia sua carreira.

Acontece que aquela ideia de empregos estáveis, não existe para a maioria dos profissionais e consequentemente a transição de empregos passa a ser uma realidade frequente, não importando se a iniciativa partiu do profissional ou da empresa.

Muitos mudam de emprego dentro e entre empresas, outros empreendem por oportunidade ou mesmo por necessidade, mas todos passam por sucessos e fracassos e nesta realidade, todos precisam assumir o comando de suas vidas profissionais e isto inclui você.

A grande massa da população trabalha dentro de empresas e por mais iniciativas de empreendedorismo que possam existir, sempre haverá uma demanda de mão de obra qualificada para trabalhar nelas, com enormes oportunidades para os intraempreendedores, ou seja profissionais com perfis empreendedores que atuam dentro das empresas.

Portanto, cabe a você assumir o comando da sua vida profissional, pois ninguém irá assumir isso por você, e ter um Coach especializado que entenda do mundo organizacional ao seu lado, torna o processo muito mais fácil. 

Muitas vezes as pessoas se sentem no trabalho como se estivessem num barco a deriva, levadas pelas ondas, com a sensação de não possuírem escolha e de que seus trabalhos atuais são a única forma de sobrevivência.

Porém, via de regra, essas pessoas possuem sonhos latentes onde os manifestam através de expressões como: "Deveria..., Precisaria..., Teria de..", o que na verdade sinaliza uma necessidade interna e como tal pode ser externada de forma a se tornar realidade.

Para isto, a ajuda de um Coach qualificado e  experiente, é bem vinda, pois este através dos ferramentais de coaching ajudará o profissional a pensar por exemplo sobre o que aconteceria com ele se não fizesse uma determinada coisa, ou ainda estimulá-lo a pensar sobre "quem disse que você deveria..., ou tem obrigatoriedade de....", como forma de ampliar a visão de mundo desse profissional e com isso despertar a vontade e a iniciativa dele em querer mudar.

Acontece que muitos profissionais, visualizam o emprego dos sonhos como se fosse algo impossível de ser conquistado, mantendo-os em seus pensamentos em um lugar distante, sem a possibilidade de acessá-los.

Essa situação pode ser mais facilmente revertida quando o profissional decide contratar um Coach, o qual lhe ajudará a aflorar seu melhor, e com isto gerir gerir sua própria carreira, ou seja, o Coach é capaz de fazer o profissional jogar seu próprio jogo descobrindo seus pontos fortes, bem como ajudando-o a perceber sua intuição.

Através do Coaching o profissional consegue chegar aos seus sonhos, articulá-los adequadamente para então decidir o que fazer, e tomar as ações que o levem na direção da concretização dos seus sonhos.

No processo de Coaching, o Coach irá ajudar o profissional a enfrentar os altos e baixos da vida profissional, através da identificação de um trabalho que tenha propósito e satisfação para esse profissional, pois quando este é congruente com seus valores e habilidades, o mesmo tende a agir com maior confiança e portanto com sentimento de realização, independentemente das adversidades que enfrente.

Da mesma forma que você pensa por exemplo em fazer um seguro para o seu carro ou um seguro de saúde, você deve pensar em fazer uma espécie de seguro de vida profissional, caso venha a perder seu emprego, pois afinal, no mundo atual não existe a garantia de emprego vitalício, e para isto o Coach pode lhe ajudar no sentido de que você prepare um plano B, alinhado a sua missão de vida.

Nesse plano B, você pode por exemplo, manter seu currículo atualizado, identificar quais empresas você gostaria de trabalhar e pesquisar se os valores dessa empresa são compatíveis com os seus, e então procurar desenvolver uma rede de contatos com profissionais dessas empresas, ou pessoas que possam lhe informar sobre oportunidades, além claro de desenvolver um plano de gestão financeira pessoal, que lhe garanta o sustento durante um possível período de busca por uma recolocação.

Uma boa maneira de enfrentar os períodos de crise é procurar desenvolver em sua carreira profissional, uma boa reputação, ou seja, ser reconhecido por fazer um bom trabalho, pois via de regra é através do boca a boca que em períodos de crise, muitos profissionais são indicados para concorrer à novas oportunidades.

Cada pessoa possui sua reputação, inclusive você, e o Coach pode lhe ajudar a administrar sua reputação profissional, pois na verdade essa reputação diz respeito não só  a sua consciência sobre a mesma, mas principalmente como as outras pessoas a percebem, e é isto que cria sua reputação.

Uma ótima fonte dessas percepções, são as avaliações de desempenho, ou questionários de feedback 360°, que muitas empresas utilizam para avaliar seus funcionários, mas que via de regra, são subutilizadas pelos profissionais que são submetidos a esse tipo de avaliação, devido a uma tendência natural do ser humano de filtrar as informações dos outros, e acabar negligenciando pontos a serem trabalhados, o que pode ser utilizado como tema do seu processo de coaching e melhor trabalhado junto ao seu Coach.

Lembre-se, os melhores atletas e profissionais de sucesso possuem ao seu lado Coaches experientes. Por que você também não pode ter um?

Abraços
Herbert E. A. Silva 



Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário