sexta-feira, 8 de abril de 2016

Momento do Intraempreendedorismo - Você é justo na gestão dos seus funcionários?

Momento do Intraempreendedorismo - Você é justo na gestão dos seus  funcionários? 

Você como líder provavelmente deseje que sua equipe entregue cada vez melhores resultados não é mesmo? Mas no dia a dia você encontra funcionários com habilidades e desempenho diferentes, mesmo em se tratando da mesma função e portanto, seria justo reconhecer os desempenhos pela média de desempenho da equipe ou seria melhor reconhecer o desempenho pelo mérito de cada um em atingir suas metas individuais e contribuição para as metas da equipe?

Por questões trabalhistas você talvez tenha que manter um salário base por função, mas isto via de regra, acaba acomodando aqueles que realizam apenas o trabalho necessário, muitas vezes com produtividade baixa, os quais  são os que apenas trabalham em função do pagamento no final do mês, o que acaba desmotivando aqueles funcionários que se esforçam em produzir o seu melhor ou mesmo ultrapassar as expectativas para suas funções, mas que passam a ter o sentimento de falta de reconhecimento por parte da liderança.

Para evitar isto, implante uma política de reconhecimento de desempenho que seja justa e capaz de medir a contribuição dos seus funcionários na entrega dos resultados tanto no plano individual como da equipe.

Defina como o desempenho será medido, como será a política de recompensas para cada nível de desempenho alcançado e acima de tudo mostre claramente qual é o propósito de cada um dentro da organização, ou seja, mostre o que estarão mudando no mundo e a que se destina a empresa.

Não se limite a oferecer apenas um percentual a mais no salário de quem atingir os metas, além disto você só deve premiar com promoções ou gratificações quando essa pessoa fizer por merecer, ou seja, quando conseguir alcançar o próximo nível e derem uma contribuição para a empresa e isto deve ser feito independentemente do tempo de casa. Adquira o hábito de perguntar "O que você fez ontem e o que vai fazer hoje para concretizar suas metas?". Busque soluções e não culpados!

Seja transparente e sincero ao deixar claro que somente quem se esforçar para melhorar seus resultados e contribuir com a missão da empresa, permanecerá na equipe.

Não tenha receio, se você cumprir a sua parte, administrar os recursos necessários, treinar e desenvolver os seus funcionários e cumprir o acordo, você obterá o reconhecimento por parte da sua equipe como um líder justo com quem gostam de trabalhar.


Abraços
Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário