Caso não tenha lido os Momento do Intraempreendedorismo anteriores desta série, Clique aqui para acessar o Momento do Intraempreendedorismo Série (1/3) e/ou Clique aqui para acessar o Série (2/3), faça as leituras e retorne aqui para continuar
Nos "Momento do Intraempreendedorismo" anteriores, compartilhei as dicas da "Doação de si", "Comportamento Ético" e "Paciência",como ferramentais para conseguir êxito na mudança de hábitos e no final do último momento do intraempreendedorismo, escrevi sobre armazenamento de Raiva.
Nos "Momento do Intraempreendedorismo" anteriores, compartilhei as dicas da "Doação de si", "Comportamento Ético" e "Paciência",como ferramentais para conseguir êxito na mudança de hábitos e no final do último momento do intraempreendedorismo, escrevi sobre armazenamento de Raiva.
Hoje quero compartilhar com você que tomou a decisão de limpar os cantos sombrios da sua mente, que no momento em que você entra em contato com essas áreas, elas deixam de ser sombrias, pois você as está vendo e percebendo, e como todo ser humano possui a capacidade de usar de forma adequada as emoções e como tal é capaz de saber reconhecer onde essa raiva começa, quais são os fatores que a fazem surgir, e você deve usar para essa compreensão a sua mente, a qual é capaz de realizações incríveis, pois tudo vem da mente consciente e/ou inconsciente.
Portanto uma boa prática é conhecer melhor o funcionamento da mente, conhecer em profundidade os sentidos e as emoções, para saber usá-las de forma adequada.
A sabedoria está em observar a própria mente, como por exemplo quando a raiva está lá na sua mente e nesse momento você deve se colocar numa posição de observador de si mesmo e passar a observar a própria raiva. Ao observar essa situação, você pode trabalhar para mitigá-la como por exemplo, trabalhar com a respiração consciente e com isto você começa a desenvolver o pensamento de que tudo é transitório, de tal forma que conseguirá transformar essa emoção.
Assim que você começar a praticar a observação da própria mente, você perceberá um sistema interior altamente revelador, mas via de regra as pessoas tem medo do silêncio gerado ao observar a própria mente, o qual leva a uma aparente solidão e tentam em contrapartida aparentar serem divertidas, movimentadas, extrovertidas.
Mas se você realmente quer resolver seus problemas, você vai ter que adentrar num ambiente onde você estará só consigo mesmo e vai ter que enfrentar seus pensamentos, os quais você não quis penetrar e então passar a conhecer a essência do seu Ser.
Como analogia, você pode imaginar que para limpar os cantos obscuros da sua mente e acessar o seu verdadeiro Eu, você deverá enfrentar alguns guardiões, como o do mêdo, da raiva, da preguiça, dentre outros que representam os vários impedimentos ou crenças limitantes da sua vida.
Uma das armas para enfrentar esse guardiões é concentração no presente, a capacidade de dar foco para onde você quer ir, o que você realmente quer fazer.
Será que quando acontecer uma adversidade na sua vida você vai manter o foco no seu objetivo, ou vai se distrair para não enfrentá-los?
Você já deve ter percebido que para utilizar todos os ferramentais até aqui apresentados você vai precisar do ferramental da Força de Vontade, que supre você com aquela dose extra de energia como aquela que os atletas de alta performance conseguem desenvolver nos últimos segundos da competição para vencê-la.
É humanamente impossível viver o tempo todo em estado de alta energia, mas é perfeitamente possível direcionar seus pensamentos, sentimentos e emoções para gerar energia extra para agir com assertividade quando necessário, tudo é uma questão de treino e claro de hábito.
Com tudo isto, é importante você ampliar sua visão de mundo e perceber que todas as formas de transformação de hábitos estão todas uma dentro das outras, ou seja interligadas e o ferramental da Sabedoria, também está inserido nessas formas, bem como essas formas também estão inseridas na sabedoria.
A sabedoria possui um forte componente que está apoiado no centramento pessoal entre o conhecimento e a experiência e é parte natural integrante de todos os outros ferramentais.
Portanto você deve desenvolver suas capacidades de Generosidade através da doação, fazer o bem a todos que é a base do Comportamento Ético, desenvolver a Paciência para saber suportar as adversidades, além de procurar encontrar e desenvolver sua força interior, a qual pode ser conseguida através da sua capacidade de Concentração, de meditar para acessar profundamente a sua mente, além de Força de Vontade que é capaz de gerar aquela energia extra para que você consiga atingir seus objetivos e claro tudo isto com Sabedoria, que em essência é a capacidade de percepção do que é e do que está acontecendo, com o devido centramento entre o conhecimento e a experiência.
Só para reforçar a tese de que tudo está na mente, observe que você precisa pensar para achar que algo é um problema! Problemas podem ser problemas, dependendo da amplitude da sua visão de mundo.
Comece a praticar a mudança de hábito através destes ferramentais iniciais e você certamente experimentará mudanças profundas na sua vida, conforma a direção que deseja dar a ela.
Permita-se ser um exemplo, para que a sua prática venha a ser multiplicada para as demais pessoas do seu convívio pessoal e profissional.
Abraços
Herbert E. A. Silva
Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário