terça-feira, 3 de maio de 2016

Os bastidores de um Líder Intraempreendedor

Os bastidores de um Líder Intraempreendedor


Você sabe qual é o poder de conseguir fazer pessoas comuns darem tudo de si para juntas concretizarem uma ideia em consenso?


Muito se fala e se escreve sobre liderança, basta pesquisar na internet para que você encontre muitas informações, onde cada uma aborda o tema de uma maneira diferente, mas o que eu desejo abordar neste artigo são os bastidores da liderança, em especial a liderança dos intraempreendedores.

Existem várias abordagens sobre líderes, como por exemplo, desde as mais antigas concepções onde era tido como líder ou chefe, aquele que usava do poder hierárquico para mandar executar tarefas, passando pelo líder servidor, que é aquele o qual serve seus subordinados, mas o verdadeiro líder nos dias atuais, vai muito além disto, é aquele que inspira seus liderados a agirem sem a necessidade de ordenar para que as coisas sejam feitas, pois ele conquista o respeito sem impor.

Um líder que se prevaleça do poder outorgado por uma posição hierárquica, até consegue fazer com que as coisas aconteçam, embora o faça pelo medo, pois tem o poder de demitir e contratar, ou seja, atua sobre os seus subordinados como se estes fossem meras "commodities", e os resultados a médio e longo prazo são sofríveis e de alto custo para empresa.

A diferença desse líder mediano para um líder intraempreendedor é que o intraempreendedor conquista seguidores naturalmente, pois ele demonstra em suas ações paixão pelo que faz, e inspira seus liderados para que também façam o mesmo, ou seja, que amem o que fazem e não o idolatrem enquanto líder.

Quando esse líder consegue fazer com que as pessoas despertem esse amor pelo que fazem, ele cria um potencial de ação nos subordinados, que não tem quem os segure, ou seja, esses subordinados passam a defender suas empresas, fazem de tudo para essa empresa melhorar e como consequência ele consegue tanto se desenvolver profissionalmente, como defender os interesses da empresa.

A grande magia de um líder intraempreendedor, está em fazer com que seus subordinados tenham verdadeira paixão pela empresa e pelos seus trabalhos, o que os fará naturalmente produzirem mais e melhor.

Um verdadeiro líder intraempreendedor consegue extrair todo o potencial de inteligência dos seus subordinados, ele sabe desenvolver as pessoas, sabe atuar por exemplo como um coach, fazendo aflorar essa capacidade intelectual das pessoas, muitas vezes subutilizadas nas empresas.

Você não faz ideia do potencial intelectual desperdiçado nas empresas em especial no Brasil. Se você se der ao trabalho de diagnosticar uma empresa, e notar que as coisas não fluem corretamente, pode ter certeza de que ali não tem líderes com padrões de excelência.

Um líder intraempreendedor tem a habilidade e a capacidade de extrair o melhor dos seus subordinados, inclusive coisas que esses subordinados não sabiam que tinham capacidade para realizá-las, ou seja, ele os capacita para ultrapassarem seus limites, ele valoriza a inteligência das pessoas e não apenas os braços delas.

Em contrapartida um líder mediano, demonstra menos inteligência do que seus subordinados, pois não possui humildade suficiente para aprender com as situações, nem junto com os seus subordinados, e além disto, ainda consegue deixá-los piores em termos de desempenho, o que é o oposto da atitude de um líder intraempreendedor,

Uma característica marcante de um líder intraempreendedor é que ele não lidera apenas para o seu setor, mas para todas as áreas da empresa independentemente do nível hierárquico em que se encontre, não necessariamente é o que ocupa altos cargos, pois na verdade ele é o tipo de profissional que além de liderar o seu setor, consegue ao mesmo tempo influenciar na liderança dos demais setores através do exemplo de atuação da sua equipe a qual atua na empresa de forma cooperativa e não competitiva.

Outra coisa existente nos bastidores de um líder intraempreendedor é não só a habilidade de usar sua criatividade, como a de explorar positivamente a criatividade dos seus subordinados, incentivando-os cada vez mais a trazerem novas ideias e a agirem.

É preocupante a quantidade de funcionários com altos potenciais de criatividade, mas que são apagados e subutilizados por líderes medianos, os quais pelas mais variadas razões como medo, desconhecimento, falta de preparação e percepção profissional, acabam desmotivando ou mesmo impedindo o desenvolvimento destes.

Um Líder Intraempreendedor ao incentivar a criatividade dos seus subordinados e a reconhecer a iniciativa, o trabalho e os resultados destas iniciativas, cria um ciclo vicioso positivo, onde os funcionários sentem-se valorizados e querem realizar cada vez mais e melhor.

Tal líder enxerga a empresa como um sistema complexo, constituído de vários subsistemas  interdependentes, ele não investe apenas em mão de obra, ele prioriza seu investimento na inteligência das pessoas independentemente dos setores em que atuem, desenvolvendo nestas a paixão pelo trabalho com propósito bem definido. 

Portanto os bastidores da liderança intraempreendedora, revela três aspectos fundamentais que esses líderes extraordinários conseguem desenvolver nos seus subordinados, que são: o amor pelo trabalho que executam, o desenvolvimento da inteligência e da criatividade nos mesmos.

Experimente fazer uma autoanálise da sua atuação como líder, e veja se você não está atuando como um líder mediano, e caso o esteja fazendo, procure se desenvolver como um líder intraempreendedor, pois a partir disto, você vai conseguir desenvolver a paixão dos seus subordinados pelo trabalho, vai torná-los mais inteligentes e ainda vai contribuir para que a criatividade dos mesmos aflore.

Muitas vezes encontramos funcionários que querem fazer mais, mas estão subutilizados em suas funções, porque possuem um líder fraco e por consequência também passam a serem fracos, com medo e inseguros.

Se por acaso você se identificou como um líder mediano, modifique os seus conceitos agora, invista no seu desenvolvimento profissional, pois não basta só saber o que fazer e ter a vontade de mudar, é fundamental você saber "O Como" se transformar em um líder intraempreendedor, e para facilitar sua jornada, eu te convido a participar do curso intensivo de Desenvolvimento Avançado de Intraempreendedores Classe Mundial, oferecido neste blog da Kounsel, onde são disponibilizados vários ferramentais nas áreas de Neurociências ligadas ao Comportamento Humano, Coaching, Mentoring, Realizing e Cultura Classe Mundial, além de muitas dicas capazes de promover uma verdadeira reviravolta na sua carreira. Para saber mais, Clique Aqui.

Mantenha-se antenado às novas tendências de gestão, pois desta forma você vai contribuir para que a sua empresa faça a diferença no mercado, contribuindo para a sustentabilidade dos negócios, bem como para a ascensão da sua carreira profissional.

Abraços
Herbert E. A. Silva

Licença Creative Commons

Este trabalho de Herbert E. A. Silva, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em www.kounsel.blogspot.com.br. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.kounsel.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário